(ii) na interseção de gênero, raça, classe e sexualidade, quais verdades comandam vidas e corpos na atualidade? (iii) tendo em conta que o enfoque interseccional opera a partir de diferentes categorias, tais como de sexo/gênero, classe, raça, etnicidade, idade, deficiência e orientação sexual, em que medida os debates e os trabalhos inscritos neste Seminário contribuem para os estudos que visam combater a produção e reprodução das desigualdades sociais, além dos sistemas relacionados de opressão, dominação ou discriminação?
Nossa expectativa, com esses questionamentos, é levantar problematizações que o mundo contemporâneo nos coloca e sobre as quais podemos nos debruçar a fim de compreendermos o funcionamento dos discursos na produção de sentidos, subjetividades e verdades.
A sessão será dividida em dois momentos: Roda de Conversa, momento em que haverá uma conversa com os professores debatedores sobre Interseções de Gênero. Esta atividade será aberta ao público. Na segunda parte, as pesquisas em andamento serão debatidas em uma reunião fechada e os professores debatedores poderão interagir com os alunos.
Flávia Marinho Lisbôa
Universidade Federal Rural da Amazônia
Docente na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Doutora em Letras/Estudos Linguísticos (UFPA) com tese sobre a língua na interface com a colonialidade e com os estudos discursivos com Foucault. Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (UNIFESSPA), onde defendeu dissertação envolvendo Análise do Discurso e propaganda eleitoral. Especialista em Ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa (UFPA). Graduada em Letras – Língua Portuguesa (UFPA). Membro do Grupo de Estudo Mediações, Discurso e Sociedades Amazônicas (GEDAI-UFPA) e do Grupo de Estudos em Linguística e Formação Docente (GELFOR-UFRA), além de compor o Núcleo de Educação e Diversidade na Amazônia (NEDAM-UFRA). Currículo Lattes.
João Manuel de Oliveira
Universidade Federal de Santa Catarina
João Manuel de Oliveira é atualmente Professor Visitante Associado no Programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Trabalha sobre Estudos de Gênero, Estudos Críticos da Sexualidade e Teoria Feminista, assente num entendimento performativo do gênero, dentro de uma epistemologia feminista pós-estruturalista. As suas publicações recentes tratam de interseccionalidade e hifenização, homo/heteronormatividade, conhecimentos des/subjugados e genealogias excêntricas, teorias feministas anti-racistas e anti-essencialistas, teoria queer, estudos trans*, arte e dança contemporânea, as relações intrincadas entre conhecimentos, corpos, políticas e poder no quadro das economias políticas neoliberais. É Professor Visitante no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, onde é professor nos programas doutorais em Psicologia e Psicologia Social e investigador integrado no CIS-Instituto Universitário de Lisboa. Currículo Lattes.
PESQUISAS EM ANDAMENTO – DEBATES
APRESENTAÇÕES (Vídeo e Texto)
Aqui, já estão disponibilizadas previamente as apresentações ( vídeo e texto). No dia 02 acontecerá apenas o debate sobre os trabalhos, na ordem em que aparecem a seguir.
Letícia Adélia de Sousa |
As discursivizações do sexo travesti no acontecimento fake dói: corpos, discursos da resistência e coragem de verdade
Maxmillian Gomes Schreiner |
Mulheres Indígenas na web: cosmologias, protagonismos e diversidades contra a opressão e violência do dispositivo colonial
Raimundo de Araújo Tocantins é bolsista CAPES, aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL-UFPA), membro do Grupo de Estudo Mediações, Discursos e Sociedades Amazônicas (GEDAI/UFPA-CAPES). Trabalho Completo.
Plataforma: Google Meet