Por ‘governamentalidade’ entendo o conjunto constituído pelas instituições, procedimentos, análises e reflexões, os cálculos e as táticas que permitem exercer essa forma bem específica, embora muito complexa, de poder que tem por alvo principal a população (…) a preeminência desse tipo de poder que podemos chamar de “governo” sobre todos os outros”(FOUCAULT, p 143-144, 2008).
A partir dessa definição de Michel Foucault para “governamentalidade” e dos interesses dos estudos discursivos, a terceira sessão do VII Seminário GEDAI-GEADA-LEDUNI busca suscitar discussões que permitam compreender como a governamentalidade toma forma e concretude na subjetivação dos sujeitos, especificamente no que toca a língua, e como o conceito se relaciona nesses processos com outras noções foucaultianas como biopolítica e dispositivo.
Nisso é possível visibilizar as políticas de “deixar morrer” e “fazer viver” (necropolítica) que evidenciam os processos de eliminação física e simbólica dos sujeitos e seus saberes nos mais diversos âmbitos da sociedade, de onde pretendemos destacar e localizar a língua como objeto de ação da “governamentalidade” ao longo da nossa história, desde a colonização.
Tais apontamentos são acenos das possibilidades de discussões sobre as quais podemos nos debruçar para compreensão da língua, mostrando que esta sempre recebeu atenção especial dos governos, o que reforça a importância dos estudos da linguagem para a sociedade e, nesta sessão, esperamos apontar direções para as pesquisas, tomando a governamentalidade como instrumental teórico-metodológico na análise dos objetos discursivos.
Live “Do Governo da Língua”
16/07/2020
15:00
Plataforma: Youtube
Mediadora
PESQUISAS EM ANDAMENTO – DEBATES
APRESENTAÇÕES (Vídeo e Texto)
Políticas de Ensino de Línguas e Discursos sobre a prática docente na fronteira Brasil-Venezuela: sentidos em disputa
Marcus Vinícius da Silva
É doutorando em Linguística, com ênfase em Estudos Discursivos Foucaultianos , no Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita – UNESP/Araraquara; Mestre em Letras Neolatinas (Estudos Linguísticos) pelo Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2019); Especialista em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2017) e Licenciado em Letras com dupla habilitação (Português- Espanhol) pela mesma Universidade (2016), com período de intercâmbio na Universidad de Salamanca – USAL/Espanha (2014), sendo bolsista do Programa Ibero-americanas do Santander. Atualmente, é Professor Efetivo da Carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico de Língua Portuguesa e Língua Espanhola do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima – CAp/UFRR. Trabalho completo
Do governo da língua: entre imposições do dispositivo colonial e a resistência das línguas indígenas na Universidade Federal do Oeste do Pará
Marília Fernanda Pereira Leite
Professora Assistente no Instituto de Ciências da Educação – ICED da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa onde atua no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro do projeto institucional denominado Formação básica indígena, voltado especificamente para o acompanhamento acadêmico dos discentes indígenas que ingressam na Ufopa via Processo Seletivo Especial Indígena- PSEI. Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal do Pará – UFPA e Mestra em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Integra o Grupo de Estudo Mediações, Discurso e Sociedades Amazônicas (GEDAI/UFPA). Trabalho completo
Professora Assistente no Instituto de Ciências da Educação – ICED da Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa onde atua no desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão dentro do projeto institucional denominado Formação básica indígena, voltado especificamente para o acompanhamento acadêmico dos discentes indígenas que ingressam na Ufopa via Processo Seletivo Especial Indígena- PSEI. Doutoranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal do Pará – UFPA e Mestra em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Integra o Grupo de Estudo Mediações, Discurso e Sociedades Amazônicas (GEDAI/UFPA). Trabalho completo
A espada, a cruz, o capital e as línguas na Pan-Amazônia: desdobramentos fundamentais
Welton Diego Carmim Lavareda
Doutorando em Estudos Linguísticos (Área de Concentração: Análise do Discurso) pela Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA), com pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia; Licenciado em Letras/Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela Universidade da Amazônia. É integrante do Grupo de Estudos Mediações e Discursos na Amazônia – GEDAI/CNPq e do Grupo de Estudos Culturais na Amazônia – GECA/CNPq, vinculados à Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor da Universidade da Amazônia, lotado no Centro de Ciências Humanas e Sociais, e do Centro Universitário Fibra, onde colabora na Graduação e na Pós-Graduação Lato Sensu em Letras. Trabalho completo.
Doutorando em Estudos Linguísticos (Área de Concentração: Análise do Discurso) pela Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA), com pesquisa financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia; Licenciado em Letras/Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela Universidade da Amazônia. É integrante do Grupo de Estudos Mediações e Discursos na Amazônia – GEDAI/CNPq e do Grupo de Estudos Culturais na Amazônia – GECA/CNPq, vinculados à Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor da Universidade da Amazônia, lotado no Centro de Ciências Humanas e Sociais, e do Centro Universitário Fibra, onde colabora na Graduação e na Pós-Graduação Lato Sensu em Letras. Trabalho completo.