A pesquisadora Yorranna Suilan Oliveira Barbosa defendeu dissertação de mestrado no dia de 16 de agosto de 2022, inaugurando a retomada das defesas presenciais do PPGL-UFPA. Integrante do grupo Gedai, Barbosa pesquisou a vida e o trabalho de Ionete da Silveira Gama, mais conhecida como Dona Onete.
Com o título “’Eu sou uma poetisa cabocla’: a construção discursiva da subjetividade de Dona Onete – tensões e resistências no interior do dispositivo colonial”, a dissertação foi orientada pela professora doutora Ivânia dos Santos Neves. Participaram da banca avaliadora do trabalho as professoras doutoras Flávia Marinho Lisbôa (UNIFESSPA) e Isabel Cristina França dos Santos Rodrigues (PPGL-UFPA).
O trabalho se debruçou em analisar entrevistas para diversos veículos e canais, letras de músicas, fotografias e capas de disco de Dona Onete. O objetivo foi construir um arquivo para compreender o discurso que atravessa o corpo e a voz de uma das mais notáveis artistas da contemporaneidade. Os materiais coletados contribuíram para uma análise das diferentes produções discursivas da artista e como sua existência confronta as mais distintas formas de dominação na vida pública e na esfera íntima do cotidiano. A dissertação defende ainda a importância de pensar Dona Onete como pensadora decolonial e como mulher que faz poesia.