Resumo: Como resultado das pesquisas realizadas no projeto “400 anos depois: experiências nas paisagens de Belém”, neste trabalho apresentamos uma análise da intensa movimentação de grafiteiras, grafiteiros e coletivos em torno do aniversário de 400 anos de colonização da cidade de Belém, no estado do Pará. Nosso objetivo é analisar como os enunciados grafitados nos muros de Belém relacionam a identidade da cidade à presença dos povos indígenas. Em especifico, teremos como corpus a análisede registros fotográficos de grafites inscritos pela grafiteira Ka e por Cely Feliz. Tomamos como suporte teórico–metodológico as formulações desenvolvidas por Silva (2015), Ferrara (2015)e Canevacci (2004) acerca do grafite e suastransformações no ambiente urbano e tecnológico, as formulações deMichel Foucault (1986) para embasar as questões referentes ao enunciadoe às condições de possibilidades históricase usaremos a definição de intericonicidade proposta por Jean Jacques Courtine (2011).
Palavras–chave:Grafite; Indígena; Memória; Enunciado.
Disponível em: http://www.eavaam.com.br/anais/anais/2016/52.pdf