Nesta segunda-feira, 31 de agosto, o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará e membro do grupo de pesquisa Gedai, Raimundo Tocantins, defenderá a sua tese de Doutorado, intitulada: “Mulheres Indígenas na Web: cosmologias, resistências e conhecimentos em elaborações ativistas”. A defesa acontece às 10h, nas plataformas virtuais.
A tese de Raimundo é orientada pela professora Dra. Ivânia Neves e analisa os perfis de mulheres indígenas com o objetivo de investigar suas produções discursivas na web, compreendida nesse espaço como um território heterotópico para a escrita de suas narrativas de si que contam as histórias do presente por meio de enunciados ativistas.
O empreendimento teórico-metodológico orienta-se a partir dos estudos da Análise do Discurso de caráter arquegenealógico empreendida por Michel Foucault; do Dispositivo Colonial, desenvolvido por Ivânia Neves e dos Estudos Decoloniais de Walter Mignolo, Aníbal Quijano, Julieta Paredes e Maria Lugones.
A partir desta perspectiva teórica, a tese mostra que as sujeitas desta pesquisa (re)elaboram suas subjetividades e constroem resistências por meio do fazer ativista visibilizado na web.
A banca de defesa será composta pelas professoras, Dra. Ivânia Neves (PPGL/UFPA); Dra. Denise Witzel (Unicentro/PR); Dra. Marcela Vecchione (NAEA/UFPA); Dra. Ângela Chagas (PPGL/UFPA) e Dra. Izabela Leal (PPGL/UFPA).