RESUMO:Esta pesquisa analisa os resultados do projeto Crianças Suruí-Aikewára: entre a tradição e nas novos tecnologias na escola e a relação dos Aikewára com a mídia. Uma nova frente de contato a que está exposto o povo indígena Aikewára: a chegada nada pacífica da mídia a Terra Indígena Sororó. Os enfrentamentos teóricos precisam chegar a esta nova fronteira, que não pode desconsiderar a história e os aspectos econômicos a que está submetida esta sociedade e que já foram bastante discutidos pela antropologia, mas que devem ir um pouco além, porque falam a partir de uma realidade midiatizada, que demanda novas categorias de análise. O objetivo deste trabalho é compreender, a partirda análise das relações de poder da Análise do Discurso e dos estudos de mediação propostos pelos Estudos Culturais e dos estudos de Fricção Interétinica, como se constitui a história do presente entre os Aikewára e a chegada sistemática e violenta dos meios de comunicação, mas mostrar que existe pontos de fuga, de produções de novos sentidos, como o projeto Crianças Suruí-Aikewára. Os Aikewára, também conhecidos como Suruí do Pará e Suruí-Aikewára, são índios castanheiros que moram no sudeste do Pará entre os municípios de São Domingos e São Geraldo do Araguaia. “Suruí” foi uma denominação imposta pelo não índio. Este povo tupi vive na Terra Indígena Sororó, um grande quadrado de floresta preservado em meio à devastação. Em meados dos anos de 1960, os índios Aikewára sofreram uma grande depopulação após o contato sistemático com a população das cidades vizinhas e chegaram a 33 índios. Apesar de duramente perseguidos por fazendeiros e madeireiros da região, além de surtos de gripe e varíola, os Aikewára resistiram. Houve muita interferência por parte dos não-índios, neste processo, que procuraram alterar suas práticas religiosas, sua alimentação, suas regras matrimoniais, etc. Este momento mudou definitivamente o rumo da história e da cultura desta sociedade indígena. Segundo o último senso da Aldeia, os Aikewára somam mais de 300 índios, sendo que a maioria são crianças e jovens.
Palavras-Chave: Discurso, Cultura, Aikewára,Sociedades indígenas.
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