Pular para o conteúdo
Início » Grupo Gedai finaliza cinco dissertações no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Cultura e Amazônia

Grupo Gedai finaliza cinco dissertações no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Cultura e Amazônia

  • por

Os discentes Dilermando Gadelha de Vasconcelos Neto; Nassif Ricci Jordy; Marcus Dickson Oliveira Correa; Nathália Maria Cohén Pinheiro e Otoniel Lopes de Oliveira Júnior apresentam suas dissertações neste mês de março, finalizando suas pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Cultura e Amazônia (PPGCOM), da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Os discursos, os sentidos e os mecanismos de silenciamento sobre as sociedades indígenas, sobre os 400 anos da capital paraense; sobre as Jornadas de Junho (manifestações políticas ocorridas em 2013) e a relação entre moda e comunicação são analisados nestas dissertações à luz de teóricos como Michel Foucault; José Luiz Braga; Vera França; Michael Pollak e outros.

Nassif Jordy traz em seu trabalho intitulado “Narrativas orais Tembé-Tenetehara: percursos etnográficos, memórias e resistências” as narrativas orais dos Tembé-Tenetehara, e as analisa, por meio de conceitos Foucaultianos. As narrativas são contadas por NaldoTembé, cacique da Aldeia Sede e vereador na cidade de Santa Luzia do Pará; Lourival Tembé, maior autoridade para contar as narrativas cosmológicas; Bewãri Tembé, professor de língua Tenetehara; América Tembé, liderança feminina nas aldeias Tembé; Kudã Tembé, professora de língua Tenetehara e Edmilson Tembé, guerreiro deste povo. Além da dissertação finalizada, o autor prepara ainda um documentário sobre o tema, com os registros feitos em pesquisa de campo.

Foto: Nassif Jordy 

A busca pela interface entre a moda e a comunicação resultou na pesquisa “Pensar a comunicação, repensar a moda”, de Dilermando Gadelha. Nela, o autor faz uma breve arqueologia dos domínios discursivos da moda e da comunicação, buscando perceber como são formados os objetos, conceitos, temas e teorias; além de buscar perceber, especificamente no campo da comunicação, como se constitui o olhar lançado aos processos comunicacionais nos vários estratos históricos de desenvolvimento do campo. 

Foto: João Affonso. No livro “Três séculos de moda”.

Com o trabalho “Kyikatejê: entre o campo e a Aldeia”, Nathália Cohén faz a análise dos discursos sobre o time de futebol indígena “Gavião Kyikatejê” que circulam nas matérias veiculadas nos programas SporTV Repórter, A Liga, Esporte Espetacular, Esporte Tv Repórter e uma matéria do site da Uol. A autora observa que estas produções atualizam discursos coloniais sobre as sociedades indígenas: o sujeito indígena parado no tempo, vivendo em uma aldeia distante, sem conhecimento das técnicas utilizadas no futebol e fazendo uso apenas da força física e não intelectual no momento do jogo de futebol.

A partir das manifestações ocorridas no Brasil em junho de 2013, o autor Marcus Dickson, analisa as relações de sujeito, poder e resistência; a contraconduta dos jovens nos acontecimentos das “Jornadas de Junho”, através da ótica analítica da anarqueologia do saber. A dissertação aborda a inter-relação entre discurso e história, nas práticas de governo através de processos históricos pelos quais verdade e subjetividade são indexadas para a produção da obediência no exercício do poder, o qual Foucault vai instrumentalizar no conceito de governamentalidade. O título da dissertação é “INSURREIÇÃO NAS RUAS: Uma Anarqueologia do Poder e Resistência nas Jornadas de Junho”.


Otoniel Oliveira apresenta o trabalho “Etnografia enquadrada: subjetividades e autorepresentação indígena nos quadrinhos”, no qual o autor analisa os processos de subjetivação das sociedades indígena na linguagem dos quadrinhos, por meio do método arquegenealógico. O autor considera os quadrinhos como meios de comunicação de massa e como linguagem que por meio de suas condições de possibilidades históricas, propiciam o aparecimento de saberes sujeitados.

 Nas bancas, os professores que vão fazer suas contribuições a estes trabalhos do Grupo Gedai são: Carmem Izabel Rodrigues (PPGSA); Vera Regina Veiga França (UFMG); Maria Ataíde Malcher (UFPA); Nilton Milanez (Labedisco/UESB); Otacílio Amaral Filho (PPGCOM) e Paulo Fernando Lopes (UFPI) os trabalhos estão sob orientação das professoras doutoras Ivânia dos Santos Neves e Regina Lúcia Alves de Lima.    
 
As apresentações são abertas ao público. Em breve estes trabalhos estarão disponíveis para download em nosso blog. 
 
Agenda das defesas:
 
Nassif Jordy: Dia 28, às 10h, na 6 do PPGCOM;
 
Dilermando Gadelha: Dia 30, às 15h, na sala de vídeo conferência do CETIC.
 
Nathália Cohén: Dia 30, às 17h30, na sala 1 da FACOM
 
Marcus Dickson: Dia 31, às 9h, na sala 6 do PPGCOM;
 
Otoniel Oliveira: Dia 31, às 16h, na sala 6 do PPGCOM. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress