Pular para o conteúdo
Início » Histórias do DCIMA e sua IV Edição

Histórias do DCIMA e sua IV Edição

  • por

O Grupo de Estudos Mediações, Discursos e Sociedades Amazônicas (Gedai), Grupo de Estudos Interculturais da Amazônia (GEIA), Grupo de Estudos de Discurso e Dinâmicas Amazônicas (GEDDA) e o Centro de Estudos Internacionais (CEI), vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA/Unifesspa), vão realizar o IV Colóquio Discurso e Mídia na Amazônia – IV DCIMA, com o tema MÍDIA E DISCURSO NA AMAZÔNIA: INTERCULTURALIDADE E RESISTÊNCIA. O evento vai acontecer nos dias 07 a 09 de agosto de 2019, no Campus de Marabá da Unifesspa. 

Campus Marabá – Unifesspa
De caráter itinerante, já realizado na Universidade Federal do Pará (2013, 2015) e na Universidade Federal do Maranhão (2017). Nossos Anais estão disponíveis na web desde a primeira edição e já publicamos mais de 600 trabalhos completos apresentados em comunicação oral nos simpósios.
Pela primeira vez estaremos fora das capitais, um acontecimento extremamente significativo no momento em que estamos vivendo. A realização do DCIMA na Unifesspa  visibiliza que, apesar de tantas dificuldades, os programas de pós-graduação estão se fortalecendo em cidades médias da Amazônia.

Ivânia Neves DCIMA – 2013
 Idealizadora e Coordenadora Geral

O principal objetivo do DCIMA é fortalecer a pesquisa na Amazônia brasileira. Em todas as edições contamos com uma participação intensa de pesquisadores e alunos da região, inclusive com atenção especial aos professores da Educação Básica. Como princípio, a interação com pesquisadores de outras regiões e de outros países é fundamental para estabelecermos nossas redes de pesquisadores e para reforçar este espaço que se inscreve entre o local e o global, que reafirmamos em cada edição deste evento.

Maria do Rosário Gregolin no II DCIMA – 2015
Foto: Nathália Cohen


O DCIMA nasceu durante a realização do I do Encontro de Análise do Discurso na Amazônia – EDIA, realizado em Belém, na Universidade da Amazônia – UNAMA. Um evento de caráter regional, cujo principal objetivo foi reunir grupos de pesquisas que trabalhassem com os estudos do discurso na região amazônica. Nossa principal incentivadora, desde sempre, foi a professora Maria do Rosário Gregolin (UNESP-Araraquara) e foi através dela que começamos a formar uma rede de pesquisadoras e pesquisadores que trabalham com Análise do Discurso. 

I EDIA – Unama – 2011
I DCIMA – 2013 – UFPA

http://adamazonia2013.blogspot.com/p/progamacao.html

Anais Clique Aqui

II DCIMA – 2015 – UFPA
III DCIMA – 2017 – UFMA

Nesta edição o evento tem como objetivo debater a produção acadêmica acerca da relação entre discurso e mídia nos estudos e experiências interculturais que se realizam na e sobre a Amazônia, dentro de um contexto em que se faz imperativa a resistência aos ataques às possibilidades de convivência e diálogo entre os saberes populares, acadêmicos e dos povos originários, experiência ainda jovem e plena de potencialidades. A programação do evento contará com conferências, simpósios temáticos, comunicações individuais e atividades culturais.

Nossos convidados internacionais

I DCIMA 
Philippe Dubois – Sorbonne Nouvelle-Paris 3
II DCIMA 
Mássimo Canevacci
(
Università degli Studi di Roma La Sapienza)

                    

Cartunista argentino Gervásio Troche

                                                             III DCIMA 

Ana Pizarro / Universidade de Santiago – Chile

Eduardo Mattio –
Universidad Nacional de Córdoba/Argentina


 Prof. Dr. Pierre Teisserenc
Université Paris 13

Sobre Marabá 
Marabá, sede do IV DCIMA, está localizada no sudeste paraense, a região mais rica do estado. Em meio a 09 terras indígenas e aos grandes projetos de extração mineral, assim também como uma frente potente de pecuária, a região também é conhecida pela violência dos conflitos de terra. O sudeste paraense é a região do estado mais penalizada com a devastação da floresta.  

Orla de Marabá
Fonte: http://noticiasdeparauapebas.com/programacao-do-carnaval-de-maraba-2016/

Pôr-do- sol no rio Tocantins
Foto: Flávia Lisboa
Povos Indígenas da região

Ritual Suruí-Aikewára
Fonte: http://aikewara.blogspot.com/2010/11/

Mulheres Xikrin
Fonte: https://noticias.uol.com.br/album/2017/12/07/indios-xicrin-no-para.htm?mode=list&foto=1

Povo Gavião e seu time de futebol
http://globoesporte.globo.com/pa/futebol/campeonato-paraense/fotos/2014/01/fotos-time-do-indio-aru-gaviao-kyikateje-estreia-no-paraense.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress