Pular para o conteúdo
Início » LETÍCIA DA CABANAGEM DEFENDE TCC

LETÍCIA DA CABANAGEM DEFENDE TCC

  • por

No dia 01 de novembro de 2024, a Letícia da cabanagem defendeu o Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “EtniCidades Pan-Amazônicas:o bairro da Terra Firme em Belém”, sob a orientação da profa. da Dra. Ivânia dos Santos Neves e avaliado pelo Dr. Maurício Neves Corrêa e pela Ma. Camille Nascimento, ambos integrantes do Gedai.

A defesa marca o fim de um ciclo acadêmico, construído de afetos junto ao Gedai. Letícia da Cabanagem é graduada em licenciatura em Ciências Sociais, pela Universidade Federal do Pará. Em 2019, ingressou como pesquisadora no grupo Gedai, desenvolvendo projetos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) sob a orientação da Profa. Ivânia Neves. Durante sua trajetória, nesse grupo de estudo, Letícia da Cabanagem contribuiu de forma criativa e competente tanto como pesquisadora do grupo, como na área de divulgação científica, criação de artes digitais, organização de eventos e produção de documentários.

O TCC é resultado de uma produção audiovisual, o documentário “EtniCidades Pan-Amazônicas:o bairro da Terra Firme em Belém”, fruto do projeto “Etnicidades Afro-Amazônicas, Danças, Narrativas e Identidades na Terra Firme”, coordenado pelo GEDAI-CNPq e pela Profa. Dra. Ivânia dos Santos Neves. O projeto objetivou viabilizar a formação étnica de Belém e de outras cidades Amazônicas.

Sobre a experiência de produzir o documentário, Letícia destaca que a produção ocorreu “em um processo dialógico, em que a universidade também aprendeu bastante com a comunidade, pudemos, junto com sujeitas e sujeitos da Terra Firme, remexer as ancestralidades da cidade. E, certamente, depois dessas ações, tantos os diretamente envolvidos, como as pessoas que venham a assistir às produções desse projeto, vão repensar a constituição do bairro da Terra Firme, e por extensão, da cidade de Belém”.



O TCC da Letícia da Cabanagem é referência em pesquisa acadêmica comprometida com a realidade social da comunidade. A pesquisa que fundamentou a produção do documentário só foi possível porque houve um envolvimento afetivo entre a comunidade e as pesquisadoras envolvidas. O resultado incluiu a construção de um documentário que evidenciou narrativas de sujeitos historicamente marginalizados em um bairro periférico de Belém, acessível a um clique no link https://www.youtube.com/watch?v=642otluocWY.

Além disso, a defesa marcou uma subversão do que a muito tempo se tem concebido como um TCC, no qual as opções possíveis eram monografia e artigo. Esse acontecimento marca também uma atitude decolonial, em oposição à imposição do grafocentrismo na academia como única forma de difusão da ciência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress