Por Vívian Carvalho
O programa Amazoniando, apresentado pela escritora, multiartista e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (PPGL-UFPA), Márcia Kambeba, estreou nessa quinta-feira (20 de janeiro), no Youtube. Com o tema “Uma Belém Mairi”, essa primeira edição teve como convidada a professora Dra. Ivânia Neves, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Pará (PPGL-UFPA), que debateu sobre as “Etnicidades Amazônicas”, conceito proposto pela professora para se pensar sobre a pluralidade étnica das cidades Amazônicas, entre elas, Belém, e sobre as culturas indígenas e africanas que, mesmo fraturadas, estão tão presentes em nosso cotidiano.
No programa, que tem um formato de entrevista, Márcia e Ivânia conversaram sobre a “Belém Mairi”, termo que remexe a história e propõe que se olhe para a Belém dos Tupinambá e para os seus processos de resistências culturais, desde a chegada dos colonizadores europeus até a contemporaneidade. “Mairi é a terra de Maira, um grande ancestral presente em várias narrativas orais e que tem uma importância muito grande na cosmologia Tupinambá, porque é ele quem vai ensinar o uso das plantas medicinais da floresta. Então veja, em 2022 a gente vai lá no Ver-o-Peso e vemos as barracas das erveiras, que trazem para o contemporâneo essa ancestralidade indígena. As erveiras do Ver-o-Peso estão fazendo Mairi falar”, disse na entrevista, a professora Ivânia Neves.
Intercalado com a entrevista, faz parte do programa Amazoniando o quadro “Gente da Minha Terra”, que conta com a participação de indígenas de diferentes etnias. Nesse programa de estreia, participaram do quadro: Virgínia Arapaso (do povo Arapaso), estudante do curso de Administração da UFPA; Eliniete Fidelis (do povo Baniwa), médica e mestranda em Saúde Pública na UFPA; Adana Kambeba (do povo Kambeba), médica formada pela UFMG e Bárbara Amanayé (do povo Amanayé), formada em Ciências Contábeis pela UFPA e coordenadora administrativa e financeira da Ouvidoria Geral de Belém.
Durante o programa, Ivânia e Márcia conversaram sobre a ancestralidade indígena e sobre o território Mairi, que se irrompem no cotidiano de Belém, nos nossos corpos, comidas, remédios, arte e até em nossas mínimas ações do dia-a-dia, que acreditamos ser individuais, frutos da nossa identidade, mas que, na verdade, são as heranças indígenas e africanas presentes em todos os belenenses, amazônicos.
O programa Amazoniando está disponível no Youtube e pode ser assistido na íntegra clicando aqui. Ele é bastante descontraído e voltado para todos que querem saber mais sobre esses outros mundos possíveis, os mundos das cosmologias das sociedades indígenas.
Amazoniando vai ao ar, ao vivo, todas as quintas-feiras, às 20h, no canal do programa no Youtube.
A apresentadora Márcia Kambeba também é Ouvidora do Município de Belém e pesquisadora do Grupo de Estudos Mediações, Discursos e Sociedades Amazônicas da Universidade Federal do Pará (GEDAI-UFPA), coordenado pela professora Dra. Ivânia dos Santos Neves.