Dia 27 de novembro, na Praça do Horto, em Belém, aconteceu uma emocionante roda de conversa entre alunos indígenas da UFPA, a coordenadora do GEDAI, professora Ivânia Neves e o querido professor Marco Lucchesi, presidente da ABL-Academia Brasileira de Letras.
Em sua viagem à capital paraense, depois de conhecer o Mapa das Línguas indígenas no Pará e assistir ao documentário “Entre rios e palavras: as línguas indígenas no estado do Pará em 2021″(NEVES,2021) o professor Marco Lucchesi entrou em contato com o GEDAI para conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido com os alunos indígenas e saber um pouco mais sobre os desafios que enfrentam como falantes de línguas nativas no estado do Pará e dentro das universidades.
O grupo se reuniu pela manhã e a reunião foi organizada por Márcia Kambeba, uma das principais pesquisadoras do Mapa da Línguas Indígenas, aluna do doutorado de letras da UFPA e atualmente Ouvidora do Município de Belém. Participaram da roda de conversa além do professor Marco Lucchesi e da professora Ivânia Neves os alunos indígenas da UFPA Gilberto Xipaia, Raquel Xipaia, Evelyn Xipaia, Wendel Tembé, Rita Tembé, Tito Wai Wai e João Wai Wai.
Os alunos indígenas ressaltaram os processos de silenciamento de suas línguas e das dificuldades nas universidades por causa do monolinguismo da língua portuguesa. Todos reafirmaram a importância de retornarem às suas sociedades. Raquel Xipaia, aluna do curso de direito, relatou por que resolveu fazer este curso “Eu quero ajudar o meu povo a fazer cumprir os nossos direitos”.
Wendel Tembé, aluno de mestrado da UFPA, Campus de Castanhal, reforçou seu compromisso com a educação de seu povo. “Mesmo sendo muito difícil ser diretor da escola da minha aldeia e conciliar uma função na educação indígena no município de Belém, eu acredito que a educação, agora, pode ajudar a língua e a cultura do meu povo”.
Durante a roda de conversa, houve muita música indígena:
Para o professor Marco Lucchesi a experiência foi bastante singular. Ele destacou bastante a importância de projetos que contem uma nova história das línguas na Amazônia.