RESUMO
O estudo realizou uma leitura crítica de como o tema da violência nas escolas de Belém é retratada por dois jornais paraenses de grande circulação local, Jornal O Liberal e Diário do Pará. Pretendeu-se verificar a contribuição dessas informações no incentivo do “pânico moral” e da desconstrução da imagem da instituição escolar como espaço seguro de convivência e aprendizagem para crianças e adolescentes durante reportagem acerca de um crime ocorrido em uma escola pública da cidade de Belém por uma adolescente de 18 anos dentro da sala de aula. O objetivo desta pesquisa é retratar a influência que a mídia exerce na difusão e composição do fenômeno “violência nas escolas” e sobre o quadro da realidade retratado pelos jornais. Não se trata de avaliar se a mídia é benéfica ou prejudicial na difusão da informação sobre a violência nas escolas, mas de compreender e avaliar sua função como produtora de uma realidade específica. A mídia local impressa tem se revelado porta-voz de uma pluralidade de discursos que mobiliza e materializa o enorme arquivo que vem sendo construído nas últimas décadas acerca de um tema que se constitui um grave problema social: violência nas escolas. Tudo o que já se fora colocado em circulação a cerca da violência nos espaços escolares através da mídia ou dos alunos está significando no texto. Disso decorre a ideia de que todos esses sentidos já-ditos por alguém sobre a temática, em algum lugar, em um momento distinto, têm efeito sobre o que está posto neste material discursivo, conforme verificaremos na análise das matérias de jornais. Palavras Chave: Violência nas Escolas. Análise do Discurso. Mídia Impressa. O Liberal. Diário do Pará.
BANCA EXAMINADORA
Ivânia dos Santos Neves / UNAMA – Orientadora
Maria do Rosário Gregolin/ UNESP – Examinadora Externa
Claudio Roberto Rodrigues Cruz / UNAMA – Examinador Interno
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