Podcast do Grupo Gedai debate as memórias indígenas e o discurso oficial sobre o aniversário da cidade
As celebrações do aniversário de Belém enaltecem uma memória fundada em 1616, a partir da chegada dos portugueses no território em que vivemos hoje. Mas antes desse marco temporal e histórico, a região era conhecida como Mairi pelos tupinambás, com significados como “cidade” e “velha”. De Mairi a Belém, o GedaiCast deste mês debate os encontros e confrontos que construíram a história dessa metrópole, forjada por um discurso oficial que tentou apagar a pluralidade étnica da experiência dos sujeitos nas cidades.
“De Mairi a Belém: 405 anos” é o tema do primeiro episódio do ano do Gedai Cast, disponível no canal do Grupo Gedai no Youtube. Os convidados são os professores Aldrin Figueiredo, Ivânia Neves e Agenor Sarraf. A apresentação é da multiartista e ouvidora geral da prefeitura de Belém, a indígena Márcia Kambeba.
O Gedai Cast é um podcast produzido pelo Grupo de Estudo Mediações, Discursos e Sociedades Amazônicas (Gedai), da Universidade Federal do Pará e coordenadora pela professora doutora Ivânia dos Santos Neves.
Confira o episódio: https://youtu.be/KWvtGA2B59M